Dia Mundial do Câncer

 



Todos os anos, no dia 4 de fevereiro somos lembrados da existência do Dia Mundial do Câncer, a data foi criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) em 2005 a fim de conscientizar a população mundial sobre esta doença. 

A conscientização busca trazer o melhor entendimento sobre esta doença, incentivar mudanças no estilo de vida que podem prevenir o aparecimento, assim como trazer luz sobre exames preventivos e cuidados em saúde que podem ajudar no diagnóstico precoce da doença e aumentar significativamente as chances de cura. 

Além disso, esta data busca conscientizar os próprios profissionais de saúde envolvidos na prevenção, tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer a fim de que os mesmos promovam mudanças no modo de atenção centralizado na doença para um modelo de cuidado integrado, além de refletir sobre suas responsabilidades enquanto profissionais, buscando melhorias na formação técnica, trabalhando os aspectos de relacionamento com o paciente e a melhor forma de trazer conforto, segurança, informações com qualidade e clareza ao paciente. 


Apesar do câncer ser uma doença multifatorial, ou seja, que tem muitas causas envolvidas, muitas das quais ainda permanecem sem entendimento completo, sabe-se que fatores genéticos aliados aos fatores de risco podem levar ao desenvolvimento da doença. A cada ano, infelizmente, a estimativa de novos casos de câncer tem aumentado, para 2021 são previstos mais 620 mil novos casos segundo o INCA. O que muitos não sabem é que evitando os diversos fatores de risco grande parte dos casos da doenças poderiam ser evitados. 




Ao longo dos anos, muitos avanços no tratamento diagnóstico e aumento da expectativa de vida tem ocorrido, no entanto a estratégia preventiva ainda é a melhor opção, como já nos alerta o conhecido ditado popular "é melhor prevenir do que remediar". Mudanças nos hábitos e estilo de vida rumo ao caminho mais saudável devem começar o mais cedo possível na vida da população, embora seja ainda ainda um grande desafio que leva em consideração diversas limitações socioculturais e econômicas.  A prevenção é a principal estratégia para evitar o câncer. 




A Sociedade Brasileira de Oncologia traz um guia com orientações para cada faixa etária com atitudes que você pode tomar na sua vida para prevenir o câncer, além disso estes bons hábitos não previnem somente o câncer, mas trazem qualidade de vida e evitam diversas outras doenças.  Da mesma forma, o Instituto Nacional do Câncer traz 12 dicas de como prevenir o câncer, dentre as quais está:

  1. Não fumar;
  2. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  3. Ter uma alimentação saudável e equilibrada;
  4. Manter o peso corporal adequado;
  5. Praticar atividades físicas;
  6. Realizar exames preventivos de rotina, como o Papanicolau para as mulheres e o o exame de toque retal e dosagem de PSA para homens, respeitando as faixas etárias adequadas;
  7. Vacinação precoce frente o HPV;
  8. Vacinação contra hepatite B;
  9. Diminuir o consumo de carnes processadas;
  10. Evitar exposição solar entre 10h e 16h, usando sempre que possível proteção adequada;
  11. Evitar a exposição a agentes cancerígenos ocupacionais. 

Desta forma, busque uma vida plena, saudável e feliz. Mantenha-se bem informado com informações de qualidade e consulte as referências abaixo onde você encontra muitas informações complementares. 

Frente a qualquer sintoma ou dúvida procure seu médico ou o seu farmacêutico. 

Referências:

  • Guia de prevenção do câncer SBO. https://www.sboc.org.br/images/downloads/pacientes/prevencao-cancer-sboc-out17-web.pdf
  • 12 dicas de prevenção do INCA. https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/como-prevenir-o-cancer
  • http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/qualidade-da-saude/4832-04-02-dia-mundial-de-luta-contra-o-cancer
  • http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53738-campanha-propoe-reflexao-sobre-o-impacto-das-atitudes-pessoais-no-combate-ao-cancer
  • https://revista.abrale.org.br/prevencao-principal-forma-de-evitar-cancer/



Drª Denise Diedrich
Farmacêutica e Bioquímica pela URI-FW. Possui mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS. Especialista em Docência para o Ensino de Química e educadora em saúde. Em sua essência impera a curiosidade, o desejo de compartilhar conhecimento e aprender sempre mais!

Acompanhe nas redes sociais: 



Comentários

Postagens mais visitadas