Erros comuns no uso de medicamentos via oral


O uso de medicamentos é um processo que exige atenção e cuidado por parte de quem está fazendo o tratamento, assim como de cuidadores ou enfermeiros/técnicos que auxiliam neste processo.


A medicação via oral, ou seja, aquela que é caracterizada pela ingestão pela boca, é uma das vias de administração de medicamentos mais simples disponíveis, mas exige cuidados simples e alguns erros são muito comumente encontrados.

A deglutição sem o auxílio de nenhum tipo de líquido, ou "a seco" como é popularmente chamada, não é recomendada e pode causar diversos prejuízos ao tratamento além de até agravar a condição de saúde inicial do paciente.

 

🔸Engolir medicamentos sem a ajuda de líquidos pode trazer sérios malefícios.😟
🔸Há o risco da medicação ficar parcialmente retida no esôfago, podendo haver irritação na mucosa em que o comprimido se prendeu e desconforto ao paciente.
🔸Além disso, em alguns casos pode haver, até mesmo, a perfuração do esôfago como, por exemplo, no medicamento alendronato de sódio.

Outro problema comum no uso de medicamentos via oral é o uso de outros líquidos para auxiliar no processo de ingestão do medicamento como leite, chá, café ou suco. Desta forma, o líquido mais indicado para acompanhar a ingestão de medicamentos é a água!👇👇


🔸Alguns medicamentos podem sofrer interação química com líquidos como sucos, leite, refrigerantes, chás ou café e bebidas alcoólicas o que pode comprometer sua eficácia.
🔸 Os antibióticos como as tetraciclinas e quinolonas (ciprofloxacino) podem reagir com o cálcio presente no leite e reduzir sua biodisponibilidade.
🔸O sulfato ferroso é outro exemplo de interação com bebidas ou alimentos ricos em cálcio, diminuindo a biodisponibilidade deste fármaco.
🔸Da mesma forma, o omeprazol, necessita de uma faixa de pH adequado para desempenhar sua função farmacológica, que pode ser prejudicada se a ingestão não for em jejum com água.
🔸O álcool pode tanto potencializar quanto neutralizar os efeitos de um medicamento, no geral deve-se evitar esta associação para que possíveis efeitos adversos sejam prevenidos.



Na dúvida, pergunte ao seu farmacêutico (a)!😄👩‍🔬









Comentários

Postagens mais visitadas