Alimentos x medicamentos🤔🤔👇👇
A interações entre fármacos e alimentos podem ser determinantes na obtenção do sucesso terapêutico, devido a interferências tanto no metabolismo de fármacos quanto na absorção de nutrientes. Muitas destas interações muitas vezes são desconhecidas ou ignoradas pelos profissionais de saúde. Neste contexto, é essencial conversar com seu médico, nutricionista e farmacêutico para esclarecer possíveis dúvidas e evitar de forma consciente as possíveis interações.
A grande variabilidade química dos medicamentos permite dizer que em alguns casos é solicitado que o medicamento seja ingerido em jejum, como no caso do omeprazol, pois precisam do pH ácido para exercerem sua absorção e ações desejadas.
Por outro lado, em casos de trato digestivo sensibilizado ou por questão de absorção em alguns casos é indicado o uso do medicamento junto à alimentação na presença de alimentos.
Abaixo seguem os quadros 1, 2 e 3 que correlacionam as interações entre medicamentos e alimentos conforme o tipo de interação e medidas clínicas adotadas conforme LOMBARDO & ESERIAN, 2014.
👉👉Na dúvida pergunte pro seu farmacêutico, médico e não dispense dar aquela lida na bula.
Fonte:
Fármacos e alimentos: interações
e influências na terapêutica, Márcia LOMBARDO, Jaqueline Kalleian ESERIAN, Infarma, volume 26, pp188-192. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/09ad/f38c5c275424be3fccf75113512d7965c163.pdf. Acesso em 08 de janeiro de 2020.
Muito bom denose asim podemos distinguir cuando faz interação algum medicamento
ResponderExcluir